Ligue para nós
(22) 2651-1092 /
(22) 2651-7909

© 2018

  • White Facebook Icon
 Siga o Maasai

O NOME MAASAI

Os fundadores do Maasai Hotel, um casal anglo-brasileiro, escolheram este nome para o hotel depois de conhecer o orgulhoso povo Maasai na Quênia e Tanzânia na África Oriental. Durante extensas viagens naquela região, o casal anglo-brasileiro ficou bastante impressionado com os Maasai e a postura deles. 

    Por acaso, o atual administrador do Maasai Hotel teve uma experiência parecida na década de 1970 e simplesmente adorou o nome Maasai e toda a arte Maasai no hotel. Obviamente, ninguém do Maasai Hotel é antropólogo ou etnógrafo. Mas medidas foram tomadas para manter e para aprimorar o estilo Maasai do hotel e a decoração inspirada do leste africano em geral.
    Maasai é a grafia correta desta tribo nobre. A palavra significa pessoas que falam a língua maa. Uma grafia incorreta, masai, usada pelos colonos ingleses, continua sendo encontrada. 

    Os Maasai sempre foram especiais. Seus trajes vermelhos separam os Maasai visualmente. Com lança na mão, eles são calmos e corajosos, independentemente do perigo. As forças armadas britânicas, que expulsaram os Maasai de suas terras no final do século 19, tinham um grande respeito por este povo sem medo.
    Quênia reconhece mais de cinqüenta tribos de indígenas nativos. A tribo Maasai dominava no início do século 20. Eles são a única tribo, que tem mantido a maioria das tradições, do estilo de vida e do folclore. 

    Em comum com a vida selvagem, com que co-existem, os Maasai precisam de terras. Ao contrário de muitas outras tribos no Quênia, os Maasai são nômades e pastorais; eles vivem de pastoreio de bois e cabras. 

    Os Maasai não têm aldeias com casas permanentes. Em vez disso, têm um curral para um grupo de famílias. O curral é um círculo de cabanas, uma por família, cercada por um muro circular de arbustos espinhosos. A mulher de cada família constrói a cabana de esterco de gado e argila. Periodicamente, o grupo vai abandonar o curral para construir um novo em uma área com mais água e melhor pasto. 

    Os Maasai não se deram bem na África moderna. Até a chegada dos colonos britânicos, as ferozes tribos Maasai ocupavam as terras mais férteis. Os Maasai lutavam para preservar seu território, más suas lanças não conseguiram vencer as tropas britânicas muito bem armadas. 

    Outras tribos da África Oriental se adaptaram mais facilmente aos tempos modernos. Porém, uma tendência positiva para os Maasai nos últimos anos, tem sido o desenvolvimento de turismo ecológico. Os Maasai, basicamente co-existem com a vida selvagem. Com turismo ecológico, eles podem até apreciar o valor da presença de animais selvagens em suas terras.